José Normando

José Normando
José Normando

23/02/2015


REAPRESENTANDO NORMANDO RODRIGUES. Natural de Farias Brito, irmão de Sônia, Elmano, José Rodrigues, Márcia, Branquinho, Pretinho e Jáder, meus cunhados e minhas cunhadas. No caso de Sônia, ela é casada com Louro, meu irmão. Normando foi artista plástico, músico e escritor. Ilustrou meu primeiro livro "Os Rolling Stones do Brasil". Era, sobretudo, um amigo do Parque Municipal em Crato. Infelizmente faleceu precocemente há alguns anos e para ele, em reconhecimento pelo que fez em prol da vida, da arte e dos seus semelhantes fiz esta homenagem póstuma abaixo postada, Saudades, ele era demais! O PLÁSTICO
Desculpe, amigo, se te alcançamos tão pouco.
Bem que queríamos, mas voar na tua imaginação era privilégio dos Deuses da criação.
Tu que vivias um mundo à parte, num plano irreal, com certeza tinhas razão para rir da maneira que rias; para criar do jeito que criavas e imaginar com a riqueza que imaginavas.
Dizem que nos píncaros montanhosos é onde corre a melhor das brisas, mas alcançá-los e senti-las fica para os libertos de espírito que têm na essência artística a verdadeira visão da vida. Tu, no entanto, diferentemente de nós, vagavas costumeiramente no mais alto desses montes.
Quantas e quantas vezes olhamos para ti e vimos o teu corpo em movimento a sorrir marcando presença entre nós, mas, nessa mesma hora, quantas e quantas vezes foi impossível alcançar o vôo da tua imaginação. Estavas, como sempre, em outra dimensão, no além mar, no além céu, no além cosmo, no além espírito, mas sempre perto de Deus.
Era dessas esferas imaginárias que tuas atitudes carinhosas nos surpreendiam. Sempre fomos todos rasteiros em relação a ti, quando o assunto era criatividade e imaginação, enfim, quando o assunto era a arte.
Meu caro poeta das cores e formas, como nos impressionava ver teus pincéis bailarem na brancura de uma tela, definindo e redefinindo o concreto e o abstrato; o belo e o feio; o triste e o alegre com tanta harmonia.
Para “nosotros”, meros grafiteiros de mentes plebes, isso era mágica.
Nas tuas galerias havia olhos que falavam;
Vestes que desnudavam;
Silêncios que protestavam;
Mudez que gritava;
Passos que voavam
E choros que riam.
A tua arte falava mais que mil palavras;
Protestava mais que mil revoluções;
Coloria mais que mil arco-íris;
Embelezava mais que mil arranjos.
De tanto mexer na dramatologia do real com o imaginário, levando-nos ao delírio da contemplação, um dia resolveste fazer parte do sonho.
Assim, moldurado nos teus próprios quadros, nas paredes de nossas vidas, ficastes exposto para sempre, reluzente e colorido, a nos adornar na alegria de tuas fantasias.
Na tua última homenagem, o teu corpo, em cinzas, foi lançado sobre o solo dos antigos índios guerreiros, habitantes do misterioso vale do Quixará.
Eras um artista plástico.
Em telas plásticas pintavas a vida.
Um dia viraste tinta, na imagem te confundiste, e aí, na imortalidade da própria arte, renasceste para sempre.
Tributo ao Artista Plástico, natural de Farias Brito no CE.
- Normando Rodrigues –
— com Normando Rodrigues.

3 comentários:

  1. Salve Normando. Presente na memória dos que ficaram e eterno na obra que deixou.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde.
    Tenho duas obras dele, ambas de 88.
    Se alguém tiver interesse, é só realizar contato pelo email: marcelo.dalazen@yahoo.com.br
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, nosso interesse é divulgar o trabalho de JNormando, sem necessariamente comprá-lo, o que feriria seu espírito anarquista e anticonsumista. Se vc quiser compartilhar as imagens, envie digitalizada pro meu email. jotanikos@yahoo.com.br

      Excluir